O LIVRO

 

A Ditadura Derrotada, de Elio Gaspari

          ‘A ditadura derrotada’ é o primeiro volume da série ‘O sacerdote e o feiticeiro’  (alusão aos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, respectivamente), seqüência de ‘As Ilusões Armadas’ (‘A ditadura envergonhada’ e ‘A ditadura escancarada’).            

            Neste livro, Elio Gaspari vai falar sobre as trajetórias de Ernesto Gesiel, que mais tarde se tornou presidente da república e Golbery, chefe do Gabinete Civil de Geisel. O livro abrange desde o caminho para o Planalto, a formação do governo, até a eleição de 1974.

           Os generais se aproximaram durante o primeiro governo da ditadura, quando Gesiel chefiou o Gabinete Militar do Castello Branco e Golbery, fundava o Serviço Nacional de Informações.

 

 

Organização do livro

         No início, o autor se preocupa em mostrar como ele conseguiu as informações apresentadas no decorrer da narrativa, através do capítulo entilulado “Explicação”. Ao final do livro, Elio Gaspari apresenta explicações de patentes militares e uma cronologia desde antes do começo da ditadura, dando uma visão geral sobre o que acontecia na política, no mundo e na sociedade brasileira em conformidade com o caminho dos personagens principais tratados no livro, Golbery e Geisel. Além disso, destina algumas páginas para detalhar os lugares, pessoas, e bibliografia consultados.

        Elio Gaspari dividiu “ADitadura Derrotada” em 4 partes. O autor também se preocupa em indicar de onde a citação colocada no livro teve origem, através  de 1500 notas de rodapé.

Tipo de livro-reportagem

            O tipo de livro reportagem que predomina na Ditadura Derrotada é a documental. O autor utiliza muitas citações, conversas. Expõe sua pesquisa através das notas de rodapés.

             A Ditadura, tratada desde seu ínício, oferece um panorama geral do período ditatorial. Através desta leitura, é possível não só analisar passo a passo para a construção da ditadura, mas também permite conhecer vários personagens, além de Geisel e Golbery, que tiveram uma participação efetiva e decisiva na história do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s